Orquídeas - Duração e tempo de vida

Escrito Por: Diretoria Via das Flores Publicado em: Curiosidades Data de Criação: 16/09/2014 Acessos: 32876 Comentários: 0

A diversidade da família Orchidaceae é enorme. Por isso, a floração das orquídeas pode perdurar por meses ou apenas 24 horas.

CUPOM DE DESCONTO PARA ORQUÍDEAS - DIA DAS MÃES - 2017 - 15% OFF

Use agora: MAES15 no checkout do seu pedido!

O que determina este tempo? De acordo com Solange Menezes, presidente da Sociedade Orquidófila Cantareira (Socan), da capital paulista, são as peculiaridades de cada espécie.

"A floração das orquídeas tem duração bastante variada. A das Phalaenopsis chega a 90 dias. Outras têm entre um e três dias, como Sobralia, Stanhopea e Coryanthes", descreve a especialista.

Carlos Henrique Paparelli, orquidófilo, de Guarulhos, SP, ainda cita como exemplos o gênero Vanilla, com flores de curta duração, porém produzidas em sucessão, e a Maxillaria schunkeana, com floradas de, no máximo, cinco dias, mas que acontecem várias vezes ao ano.

Apesar da floração das orquídeas ser curta, os colecionadores apostam em seu cultivo devido à beleza sem igual de suas flores. As Stanhopea são um caso exemplar. "Suas flores não duram mais do que três dias, mas são tão grandes e bonitas que alguns orquidófilos só cultivam este gênero. Seu trato é simples e não requer cuidados especiais. A única exigência é plantá-la em cachepôs de madeira ou outro recipiente vazado, porque as flores crescem pelo fundo do vaso", ensina Solange.

As Sobralia são lembradas pelas lindas e grandes flores que sobrevivem somente por 72 horas. "O interessante é que elas são sequenciais, ou seja, assim que uma morre, surge outra na mesma haste. Este gênero não é muito procurado, porque suas plantas entouceiram bastante e ocupam muito espaço", ressalta a presidente da Socan.

A floração das orquídeas Coryanthes perdura por apenas 24 horas. "Assim que abrem, começam a produzir um líquido que atrai uma determinada espécie de besouro. Este líquido desidrata as pétalas que murcham no mesmo dia", afirma Solange.

"Uma vez que se trata da característica de cada espécie, não há muito o que fazer para ampliar o tempo de floração destas orquídeas", frisa Paparelli. No entanto, os colecionadores estão sempre em busca de soluções para fazer com que a floração das orquídeas se mantenha por períodos maiores.

A presidente da Socan, por exemplo, descobriu que um medicamento para o estômago chamado sal amargo pode fazer as flores da Sobralia persistirem 48 horas a mais. "É um remédio à base de sulfato de magnésio que dá resistência às folhas e as protege contra fungos. As flores abrem mais fortes e duram cerca de cinco dias. Pulverizo a planta com uma mistura de 3 g de sal amargo por litro de água a cada 60 dias, durante o final da tarde.

Fonte: Casa Dois

Deixe um comentário

Captcha