Cuidados com as Orquídeas - Aprenda a cuidar

Escrito Por: Equipe Via das Flores Publicado em: Curiosidades Data de Criação: 15/04/2014 Acessos: 1511 Comentários: 0

Por mais que algumas orquídeas sejam, de fato, ´enjoadinhas´, o problema pode não estar na espécie, mas sim onde e como ela está alocada.

Esses pontos devem ser levados em consideração no momento dos cuidados com orquídeas. Para René Rocha, professor e autor do livro ABC do Orquidófilo (2008, Editora Agronômica Ceres), ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não é difícil cultivá-las. "O grande ponto é a informação específica e adequada para cada espécie e o local onde será cultivada, lembrando do clima, da umidade e da temperatura."

Com o conhecimento apropriado para os cuidados com orquídeas, o restante pode ficar ainda mais fácil. "No Brasil, o clima é muito variado. Isso é uma boa vantagem, uma vez que a maioria das orquidáceas se adapta por aqui", revela o engenheiro agronômo Eduardo Luís Martins Catharino, diretor e curador oficial do Orquidário do Jardim Botânico de São Paulo.

De acordo com Rocha, as orquídeas vegetam, preferencialmente, em temperaturas variáveis entre 15 e 25ºC. No entanto, a regra não é genérica. Algumas preferem temperaturas ainda mais baixas, como as Miltoniópsis, Cymbidium e Odontoglóssum, por exemplo. "As condições e cuidados para orquídeas que resultam em excelente cultivo oscilam entre 21ºC e 27ºC durante o dia e, em média, 10ºC durante a noite", aponta.

Conheça algumas espécies de orquideas que necessitam de cuidados e atenção redobrada por não se adaptarem com tanta facilidade a todo e qualquer tipo climático. Mas, não se assuste! Com jeitinho e algumas intervenções, é possível cultivá-las também em terras e ares brasileiros.


CATASETUM

Deve sempre estar abrigada das chuvas, pois em ambiente artificial não suporta que molhe suas folhas e brotos. Durante o repouso a rega deve ser drasticamente reduzida, pois se a fase coincidir com o período de estiagem e a planta permanecer molhada corre o risco de apodrecer mesmo com os cuidados específicos.


DRACULA

Aprecia regiões frias e é encontrada, em sua maioria, nas cordilheiras andinas, sul do México e montanhas da América Central. O cultivo e cuidados deves ser feitos em alta umidade e baixa luminosidade.


STANHOPEA

Vegeta em matas de climas quentes e temperados. No Brasil, pode ser encontrada na região amazônica e na Mata Atlântica até o Rio Grande do Sul. Não suporta sol direto, mas gosta de ambientes úmidos, com boa ventilação e bem iluminados. O ideal para os cuidadados com a orquídea é que durante o dia faça de 20 a 24ºC e, à noite, de 11 a 16ºC.

Agora que você já aprendeu sobre como cultivar a sua Orquídea para tê-la linda ao seu lado por mais tempo, que tal Comprar Orquídea com excelentes preços na Via das Flores em Belo Horizonte - compre a sua orquidea agora pelo site!

 

Deixe um comentário

Captcha